15 de abr. de 2012

Ciganos



Sempre tive uma certa curiosidade sobre esse povo, na minha cidade já cruzei com vários deles, e inclusive já atendi uma cigana no meu caixa num mercado onde eu trabalhava.
Pesquisei um pouco sobre eles e vim postar pra você saber um pouquinho deles.

A sua história não tem escritos registrados em papéis, são apenas relatados em alguns livros, pois são um povo  nômade, vivem mudando de lugar. Não tem lugar fixo, nem país fixo.
O nome desse povo é Rhom, e sua língua é Romanês.
O homem tem como função vender coisas em feiras e as mulheres em mendigar esmolas nas ruas.
Os ciganos prezam a liberdade a cima de tudo, não seguem as leis de nenhum lugar, e tem aversão ás tecnologias e a medicina do homem, preferindo construir suas próprias ferramentas e se curam com suas ervas e seus chás.
Seus ensinamentos são passados na forma oral, cantada nas fogueiras, as mulheres desde crianças aprendem a ler as mãos, ler a sorte na borra do café, e aprendem a ler as estrelas e respeitar os ciclos da natureza.
São um povo misterioso e arisco com outras pessoas, não promovem casamentos com pessoas fora dos grupos pois os filhos são prometidos desde crianças e acertam seu dote desde cedo.
Eles assim como os judeus foram perseguidos pelos alemães, ou pelo povo europeu, descrevendo eles um povo ladrão e mentirosos e amaldiçoados. Realmente eles na época não tinham do que viver, nem direito a educação, eram levados a roubarem, ou enganarem a sorte de pessoas com uma onda de prever o futuro.

Alguns dizem que eles vieram do Egito, outros que vieram da Índia, do Paquistão, mas ninguém sabe qual a sua origem. Dizem que eles são arianos, ou um povo errante amaldiçoado por Deus por suas adivinhações e magias.